Tutorial - Criando um bom Time
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Tutorial - Criando um bom Time
Fonte: Myutsu - .[PMT].AKIRA
1-Mas criar um time?Quem não sabe fazer
isso?
Bom, criar um time não é simplesmente colocar a
quantidade de pokes que você quer no time, escolher os golpes e item e
partir pra cima.Para começar, você tem que escolher os pokes.Tente
sempre surpreender os inimigos, nunca venha com um poké “clichê”, ou
seja, por exemplo, um Metagross com Meteor Mash, Earthquake, Agility e
Explosion.80% das pessoas usam um igual, quando o inimigo ver vai pensar
nisso, e com certeza terá um contra para ele. não use coisas óbvias
2-“Ability” como são chamadas:
Poder
pokémon, mais popular como Ability, é uma habilidade que cada pokémon
possui, ele não aprende isso, e sim vem com ela.Tem pokés que podem ter
duas abilitys, mas não terá as duas, será random.Não pense que isso não
fará diferença numa batalha, pelo contrário, é uma das prioridades ao
você escolher um poké para se encaixar no time.Por exemplo, um Water
Absors de seu Lapras pode desestruturar totalmente muitos pokes do
inimigo, ao ele usar surf, como disse acima você já prever isso e
retornar pro seu poke com isso, desestrutura o inimigo, ele não sabe o
que fazer.Deiwid que o diga no NB xD.Existem MUITOS tipos de abilitys,
por isso chequem cada uma e cada poké portador.
3-Os tipos de pokémons:
Não, não é
se um poke é grass ou se ele é qualquer tipo.Digamos tipo em outro
sentido:Temos, basicamente alguns tipos, que são:
3.1-Sweeper-Sweepers
são aqueles pokémons que, tem como principal estilo de ataque, o
próprio ataque xD~.Então, são aqueles que se equipam com um Choice Band,
Life Orb, Wise Glasses etc.
Aqui temos um exemplo de um Sweeper de
Special Ataque:
Alakazam@Choice
Specs
Psychic
Shadow Ball
Focus Blast
Trick/Energy
Ball
Esse é um exemplo básico de um Alakazam, em que ele consiste
em aniquilar os inimigos com seus ataques, e por ter grande special
atack e speed fica muito bom.
Um outro exemplo, só que de ataque:
Rhyperior@Quick Claw
Avalanche
Earthquake
Stone
Edge
Megahorn
Quem já me enfrentou sabe o que é um Rhyperior
desse e o dano que ele pode causar.Sim, ele pode até cair num surf, ice
beam, energy ball etc, mas com sua grande quantidade de Hp e Defesa, sua
ability Solid Rock, creio eu que segure um Waterfall de um Gyarados
Adamant.
Esses foram alguns exemplos, mas existem MUITAS
possibilidades.Recomendo 2 desses no mínimo em um time, um de special e
outro de ataque para usar, porque se não vem aquele time com um Bronzong
@#$@#!#$@#@ e uma Blissey pior ainda...Que dificulta um pouco.
3.2-Status Boosters & Baton Passers:
Ta,
eu sei que não é esse o nome, mas não estou lembrando.Esses são os que
entram em campo, e já começam a se cursar, usar dragon dances, sword
dance etc para se auto buffar, ou até mesmo usar um Baton Pass pra
aquele poké lerdo, que vem com os boosts do Baton Pass e se tornam muito
fortes com isso.O poke mais comum pra fazer isso é a Ninjask, mas em
D/P abriu um novo ramo enorme de pokés pra contraria um desses, mas não
deixa de ser um saco:
Ninjask@Leftovers
Sword
Dance
Substitute
Protect
Baton Pass
Sim, essa é a
típica Ninjask de passar agility, e de vez em quando sword dance.Mais o
agility por ela ter a ability Speed Boost, que todo turno é como se ela
ganhasse um Agility.Ou seja, usou Baton Pass pra um metagross da vida,
praticamente diga adeus.Existem muitos pokes assim, como Jolteons para
passar substitute, entre outros.Recomendo um desses por time, para poder
ajudar um poke mais fraco/lerdo e qualquer outra coisa que possa ser
ajudado.
3.3-Há!Não pense que
você passará os stats tão facilmente assim xD, Hazer’s, Taunter’ss,
Roar’s e afins!
Tem pokés que podem fazer esses status
boosters se irritarem seriamente @_@.Entre eles estão os:
Hazers:Pokés
que tem como golpe especial para isso um Haze, que anula qualquer stat
que já foi realizado na arena, não importa se o inimigo deu 3 sword
dances, 6 calm minds que isso acaba.Alguns pokés rápidos como Crobat e
Gengar podem aprender, e ficam bem bons com isso.Um exemplo de um
Gengar:
Gengar@Wise
Glasses
Haze
Shadow Ball
Sludge Bomb
Thunder
Bolt/Energy Ball
Sim, um gengar desse pode acabar com a festa de
qualquer baton passer.
Taunt:
Muitas
das vezes, nem lembramos que existe aquele golpe chatinha que apenas te
deixa usar golpes de ataque, que pode fazer aquela sua Ninjask usar
Struggle, ou aquele Snorlax atacar com um return fraco.Existem muitos
bons pokes pra isso, e normalmente quando são usados, ele tem como
segundo ataque principal um stat de boost.Ta aí um exemplo de Tyranitar:
Tyranitar@Muscle Band/Life Orb
Taunt
Dragon
Dance
Eathquake
Stone Edge
Esse tiranitar atrapalha muito
você, te deixa muito desesperado quando você olha aquele “Struggle” e
pensa:O que faço?Volto?OMYGODD!E enquanto isso você vai usando Dragon
Dance’s até que boom, seu time já sumiu num piscar de olhos.
Roar e Whirlwind:Esses
golpes são bem incomuns, mas podem surpreender, aquela vaporeon com
roar, ou aquele pidgeot com whirlwind.É um outro modo de acabar com
esses stats boosters, apesar de sempre atacaren depois e o inimigo ter a
chance de usar um Taunt pra anular ou até mesmo te matar.Vai aí um
exemplo de um Hippowdon:
Hippowdon@Leftovers
Roar
Earthquake
Stealth
Rock
Stone Edge
Tem boas defs e pode ser um saco por entrar
com Sandstorm na arena, e usar o Steath Rock.
Desses citados
acima, acho que 1 poke consegue sustentar, ou no máximo 2 desses por
time.
3.4-Passadores de
“Coisas”:
Esses pokémons são os que passam coisas pro
time, diferente dos Baton Passers, eles mandam Wish para o time, Stealth
Rock, Toxic Spikes e Spikes, Aromatherapy, Heal Bell etc.Bons pokes
desse tipo são a Vaporeon, Blissey, o próprio Hippowdon citado acima,
skarmory, miltank e outros.Vai um exemplo de uma Vaporeon:
Vaporeon@Leftovers
Wish
Protect
Surf
Ice
Beam/Toxic
Essa vaporeon pode ser muito chata e durar muito
tempo, além de passar o Wish pra um outro poké que esteja morrendo.Um
desses é sempre bom ter num time, mas nunca totalmente necessário.
3.5-Wall:
Muito conhecidos com
tankers, ou wall são pokés que consistem em segurar o jogo, e
normalmente são usados pokés com muita defesa e hp, para resistir a
muitos golpes e enquanto isso fazer algo útil como se boostar, passar
stats etc.Vou dar um exemplo de wall tanto de defesa como de special
defesa.
Miltank@Leftovers
Curse
Return
Earthquake
Milk
Drink
Essa miltank é muito ownante o/, com seu alto hp, defesa
boa e sp.defesa razoável, ela consegue usar bastante curse e, com sua
ability Scrappy, ela consegue acertar pokés fantasmas com return.O milk
drink recupera bem o hp, e com bastante curse é bem ruim de matar.
Blissey@Leftovers
Aromatherapy
Softboiled
Toxic/Counter
Sesmic
Toss
Com seu hp ao extremo, sua special defesa chegando a 405,
consegue segurar muita coisa, praticamente tudo, apesar de ter def’s
baixas seu hp compensa.Ela ainda pode tirar os stats negativos do time
com Aromatherapy e usar toxic nos inimigos, o que a torna uma arma
poderosa, além de se curar muito com softboiled.Pokémons tanks são muito
necessários, recomendo no mínimo um por time.
4-Itens:Não saia tacando qualquer item
em seus pokés, escolha bem, em R/S/E não tínhamos muitas opções, mas em
D/P tem muitos que proporcionam uma grande quantidade de opções pra
cada poké.Aqui temos a lista de todos os itens, cada um com sua função
para você escolher o melhor para seu pokémon, e darei algumas
recomendações de quais circunstâncias usá-los.
PS.:Não colocarei
todos os itens, e sim os mais necessários
-Bright Powder-Aumenta a
esquiva do pokémon-Perfeita opção para pokés que usam Double Team, ou
até mesmo os de Substitute + Baton Pass, porque tendo chance de errar, o
inimigo pode fazer um erro com 100% de chance de acerto.
-Choice Band-Faz o ataque do
pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Perfeito para
pokémons full sweepers de ataque, porque aumenta MUITO o ataque do
pokémon, o que causa um bom estrago.
-Choice Scarf-Faz o speed do
pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Como Choice
Band, apenas permitindo a utilização de apenas um golpe, é bom para
pokés lerdos que possuem um ataque bom, ou até pokés lerdos com special
ataque, e que tem uma grande variável de ataques.
-Choice Specs-Faz o special
ataque do pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Como
os outros, tem o mesmo efeito, só que serve para pokés de special
ataque.
-Damp Rock-Prolonga
o tempo de duração de Rain Dance-Bom para times que, basicamente usam
rain dance como seu principal ataque, para ajudar os outros pokés do
time.
-Expert Belt-Todo
golpe Super Effective é multiplicado por 1.2 vezes-Perfeito para pokés
que tem uma grande variável de ataques, como uma starmie por exemplo que
pode Surf, Thunder Bolt, Psychic e Ice Beam.
-Flame Orb-Deixa o usuário
burn-OMGV, pra que deixar meu pokémon burn?Bom, existem muitos pokés que
tem a ability guts, como ursaring.Essa ability aumenta MUITO o ataque,
que deixa o pokémon furuiso xD.
-Focus
Band-Tem chance de, quando um golpe for matar deixar o pokémon
com 1 de hp-Bom, não conte com isso, nem sempre funciona.Mas é bom para
se você desejar sorte o/.
-Focus
Sash-Deixa o pokémon com 1 de hp SEMPRE se o golpe matar direto e
pokémon estiver com TODO seu hp-Para, principalmente, pokés que usam
stats boosters, como Garchomp com sword dance, usa, fica com 1 de hp e
sai limpando.Bem útil.
-Grip
Claw-Prolonga os turnos de ataques de armadilha, como fire spin,
whrilpool etc-Útil para esses ataques, que como mean look não deixam que
o inimigo fujam, mas dura mais tempo.
-Heat Rock-Prolonga os turnos de Sun Day-Como a Damp Rock,
totalmente útil para times que consistem em usar sun day como seu
principal ataque.
-Icy Rock-Prolonga
os turnos de Hail-Como as outras duas pedras, útil para times que
consistem em seu ataque principal o Hail.
-Iron Ball-Tira o speed de quem o
segura, e se esse pokémon que estiver com ele for voador ou tiver a
ability levitate, ele fica vulnerável a ataques terrestres-Omg, ta doido
que vou usar isso?Nah, pensou em trick?Creio que não, imagine, usar um
trick e depois um Grass Knot(Quanto mais pesado for o pokémon, mais
tira), faz um estrago só, além de tirar a imunidade contra ground dos
pokés voadores ou com levitate.E pokes com o ataque Gyro Ball tambem
ficam bons com esse item.
-King’s
Rock-Quando atacar, tem chances de deixar o oponente
flinch-Aumenta bem a chance de causar flinch, e com golpes como
waterfall, bite etc já tem chances, é bem útil.
-Lagging Tail-O usuário sempre ataca
por último-Perfeito para ataques como avalanche, que dobram o dano após
receber algum ataque na mesma rodada.
-Leftovers-Recupera 1/16 do hp todo turno-Muito útil para
pokés com grande quantidade de hp, ou que usam substitute para recuperar
o hp depois, entre muitas outras funções.
-Life Orb-Auementa o dano dos ataques
do pokémon em vezes 1.3, só que tira 10% do hp todo turno-Bom, esse
boost pode fazer a diferença, apesar de seus 10% também.Perfeito para
sweepers.
-Muscle Band-Aumenta
o ataque do pokémon em vezes 1.1-Para os que não querem apenas usar um
ataque, ou não querem tomar 10%, muscle band é um item que cobre essas
duas coisas, apesar de aumentar menos.
-Quick Claw-De vez em quando o pokémon que está equipado
ataca primeiro-Perfeito para pokés lerdos, apesar de ser sorte, pode ser
uma grande surpresa.
-Razor
Claw-Chance de dar critical-hit quando ataca-Bom para pokés que
tem move’s como Nigh Slash que tem chances de dar critical.
-Razor Fang-Como King’s Rock, tem
chance de deixar Flinch-O mesmo que King’s Rock.
-Scope Lens-Como Razor Claw, chances
de dar critical-O mesmo que Razor Claw.
-Shell Bell-O usuário recupera 1/8 do hp quando acerta
dano no inimigo-Útil, mas não tanto como leftovers em minha op´nião.
-Smooth Rock-Como as outras pedras,
prolonga o turno de Sanstorm-Para times que tem como seu ataque
principal o Sandstorm.
-Toxic
Orb-Como a Fire Orb, deixa o usuário com o stat Poison-Para guts
também, ou bem usada com trick também.
-White Herb-Cura qualquer diminuição de stats-Muito útil
para pokés que usam Overheat, Draco Meteor etc, já que logo depois do
uso o poké volta com seu stat para o normal.
-Wide Lens-Aumenta o Accuary dos
golpes-Muito bom para usar em pokés que usam hypnosis, hydro pump etc,
ou até mesmo one-hit-ko’s.
-Wise
Glasses-Aumenta em 1.1 o special ataque do pokémon-Como Muscle
Band, se você não quer as coisas ruins de Life Orb ou Choice Specs,
contente-se com esse item xD.
-Zoom
Lens-Aumenta o Accuary do pokémon se ele tiver tomado dano no
mesmo turno, um pouco mais que Wide Lens-Maldito Crawdaunt da BT, lerdo,
e acerta todos os guillotines...Ele está equipado com isso, esse item
serve basicamente pra esses pokés mais lerdos que usam esses ataques.
5-Berrys-Existem muitos novos tipos
de berrys nesse úteis, como as berrys que diminuem o dano de tipos de
ataque, que são muito úteis para um dragonite por exemplo sobreviver a
um ice beam.Além das de antigamente, como Salac berry que aumentam o
Speed do pokémon quando ele está com pouco hp etc.
6-Tipos de Batlhas-6x6, 3x3, Double Battles:
Esses
são os mais comuns tipos de batalha, explicarei como melhorar em cada
um deles:
6.1-6x6 Battles-
É
o tipo de batalha mais demorado, em que você tem que usar os tipos de
pokés que citei acima, porque provavelmente os inimigos usarão.Não tem
mistério, são batalhas demoradas, em que você tem um grande leque de
opções para escolher.O mais importante nesse tipo de batalha é montar
uma estratégia que cada poké do time possa auxiliar o outro, porque se
vier um pokémon que seja bom contra metade do time, você provavelmente
perderá todos, ou se não, metade, e a batlha estará perdida.
6.2-3x3 Battles-Batalhas rápidas, que
normalmente a pessoa não tem pokés Baton Passers por demorarem alguns
turnos, e sim, Sweeper’s e Wall’s.Normalmente é bom levar um sweeper de
ataque, um sweeper de special ataque e um “Tira buffs” wall, como
weezing.
6.3-Double Battles:
Em
double battles é sempre bom levar um pokémon com a ability Damp, que
enquanto o pokémon com essa ability estiver em campo, o inimigo não
poderá usar Selfdestruct ou Explosion.É sempre bom também levar pokés
com protect, earthquake, explosion etc.Existem golpes que são muito
úteis, como Skill Swap, que você troca sua skill com a do seu oponente
ou sua dupla.Ela serve pra pokés como o Slaking, uma blissey trocar com
ele de Skill.Imaginem um slaking sem o Loafing Around dele, o estrago
que ia fazer.E os golpes Trick e Guard Swap são muito úteis.Imaginem um
Alakazam com uma shuckle, ele usa um guard swap nela e ganha sua defesa e
special defesa.Alakazam com 370 de speed, 360 de special ataque, 500 de
defesa e special defesa o////////.Ou até mesmo usar um Sword Dance e
logo depois passar um Choice Band pro pokémon, ele poderá depois do
sword dance usar outro ataque.Outro tipo de luta que você tem MUITAS
opções para fazer.
7-Conclusão:
Após
todo esse imenso guia(Pelo menos 8 páginas de Word xDD), concluímos que
o segredo para se montar um time não é usar só pokés fortes, e sim usar
estratégias boas, surpreender os inimigos com o mais improvável,
pesquisar muito todos os pokémons para ver qual se encaixa melhor no seu
time, mas não só por seus stats, e sim por sua ability, ataques e
muitas outras coisas.
1-Mas criar um time?Quem não sabe fazer
isso?
Bom, criar um time não é simplesmente colocar a
quantidade de pokes que você quer no time, escolher os golpes e item e
partir pra cima.Para começar, você tem que escolher os pokes.Tente
sempre surpreender os inimigos, nunca venha com um poké “clichê”, ou
seja, por exemplo, um Metagross com Meteor Mash, Earthquake, Agility e
Explosion.80% das pessoas usam um igual, quando o inimigo ver vai pensar
nisso, e com certeza terá um contra para ele. não use coisas óbvias
2-“Ability” como são chamadas:
Poder
pokémon, mais popular como Ability, é uma habilidade que cada pokémon
possui, ele não aprende isso, e sim vem com ela.Tem pokés que podem ter
duas abilitys, mas não terá as duas, será random.Não pense que isso não
fará diferença numa batalha, pelo contrário, é uma das prioridades ao
você escolher um poké para se encaixar no time.Por exemplo, um Water
Absors de seu Lapras pode desestruturar totalmente muitos pokes do
inimigo, ao ele usar surf, como disse acima você já prever isso e
retornar pro seu poke com isso, desestrutura o inimigo, ele não sabe o
que fazer.Deiwid que o diga no NB xD.Existem MUITOS tipos de abilitys,
por isso chequem cada uma e cada poké portador.
3-Os tipos de pokémons:
Não, não é
se um poke é grass ou se ele é qualquer tipo.Digamos tipo em outro
sentido:Temos, basicamente alguns tipos, que são:
3.1-Sweeper-Sweepers
são aqueles pokémons que, tem como principal estilo de ataque, o
próprio ataque xD~.Então, são aqueles que se equipam com um Choice Band,
Life Orb, Wise Glasses etc.
Aqui temos um exemplo de um Sweeper de
Special Ataque:
Alakazam@Choice
Specs
Psychic
Shadow Ball
Focus Blast
Trick/Energy
Ball
Esse é um exemplo básico de um Alakazam, em que ele consiste
em aniquilar os inimigos com seus ataques, e por ter grande special
atack e speed fica muito bom.
Um outro exemplo, só que de ataque:
Rhyperior@Quick Claw
Avalanche
Earthquake
Stone
Edge
Megahorn
Quem já me enfrentou sabe o que é um Rhyperior
desse e o dano que ele pode causar.Sim, ele pode até cair num surf, ice
beam, energy ball etc, mas com sua grande quantidade de Hp e Defesa, sua
ability Solid Rock, creio eu que segure um Waterfall de um Gyarados
Adamant.
Esses foram alguns exemplos, mas existem MUITAS
possibilidades.Recomendo 2 desses no mínimo em um time, um de special e
outro de ataque para usar, porque se não vem aquele time com um Bronzong
@#$@#!#$@#@ e uma Blissey pior ainda...Que dificulta um pouco.
3.2-Status Boosters & Baton Passers:
Ta,
eu sei que não é esse o nome, mas não estou lembrando.Esses são os que
entram em campo, e já começam a se cursar, usar dragon dances, sword
dance etc para se auto buffar, ou até mesmo usar um Baton Pass pra
aquele poké lerdo, que vem com os boosts do Baton Pass e se tornam muito
fortes com isso.O poke mais comum pra fazer isso é a Ninjask, mas em
D/P abriu um novo ramo enorme de pokés pra contraria um desses, mas não
deixa de ser um saco:
Ninjask@Leftovers
Sword
Dance
Substitute
Protect
Baton Pass
Sim, essa é a
típica Ninjask de passar agility, e de vez em quando sword dance.Mais o
agility por ela ter a ability Speed Boost, que todo turno é como se ela
ganhasse um Agility.Ou seja, usou Baton Pass pra um metagross da vida,
praticamente diga adeus.Existem muitos pokes assim, como Jolteons para
passar substitute, entre outros.Recomendo um desses por time, para poder
ajudar um poke mais fraco/lerdo e qualquer outra coisa que possa ser
ajudado.
3.3-Há!Não pense que
você passará os stats tão facilmente assim xD, Hazer’s, Taunter’ss,
Roar’s e afins!
Tem pokés que podem fazer esses status
boosters se irritarem seriamente @_@.Entre eles estão os:
Hazers:Pokés
que tem como golpe especial para isso um Haze, que anula qualquer stat
que já foi realizado na arena, não importa se o inimigo deu 3 sword
dances, 6 calm minds que isso acaba.Alguns pokés rápidos como Crobat e
Gengar podem aprender, e ficam bem bons com isso.Um exemplo de um
Gengar:
Gengar@Wise
Glasses
Haze
Shadow Ball
Sludge Bomb
Thunder
Bolt/Energy Ball
Sim, um gengar desse pode acabar com a festa de
qualquer baton passer.
Taunt:
Muitas
das vezes, nem lembramos que existe aquele golpe chatinha que apenas te
deixa usar golpes de ataque, que pode fazer aquela sua Ninjask usar
Struggle, ou aquele Snorlax atacar com um return fraco.Existem muitos
bons pokes pra isso, e normalmente quando são usados, ele tem como
segundo ataque principal um stat de boost.Ta aí um exemplo de Tyranitar:
Tyranitar@Muscle Band/Life Orb
Taunt
Dragon
Dance
Eathquake
Stone Edge
Esse tiranitar atrapalha muito
você, te deixa muito desesperado quando você olha aquele “Struggle” e
pensa:O que faço?Volto?OMYGODD!E enquanto isso você vai usando Dragon
Dance’s até que boom, seu time já sumiu num piscar de olhos.
Roar e Whirlwind:Esses
golpes são bem incomuns, mas podem surpreender, aquela vaporeon com
roar, ou aquele pidgeot com whirlwind.É um outro modo de acabar com
esses stats boosters, apesar de sempre atacaren depois e o inimigo ter a
chance de usar um Taunt pra anular ou até mesmo te matar.Vai aí um
exemplo de um Hippowdon:
Hippowdon@Leftovers
Roar
Earthquake
Stealth
Rock
Stone Edge
Tem boas defs e pode ser um saco por entrar
com Sandstorm na arena, e usar o Steath Rock.
Desses citados
acima, acho que 1 poke consegue sustentar, ou no máximo 2 desses por
time.
3.4-Passadores de
“Coisas”:
Esses pokémons são os que passam coisas pro
time, diferente dos Baton Passers, eles mandam Wish para o time, Stealth
Rock, Toxic Spikes e Spikes, Aromatherapy, Heal Bell etc.Bons pokes
desse tipo são a Vaporeon, Blissey, o próprio Hippowdon citado acima,
skarmory, miltank e outros.Vai um exemplo de uma Vaporeon:
Vaporeon@Leftovers
Wish
Protect
Surf
Ice
Beam/Toxic
Essa vaporeon pode ser muito chata e durar muito
tempo, além de passar o Wish pra um outro poké que esteja morrendo.Um
desses é sempre bom ter num time, mas nunca totalmente necessário.
3.5-Wall:
Muito conhecidos com
tankers, ou wall são pokés que consistem em segurar o jogo, e
normalmente são usados pokés com muita defesa e hp, para resistir a
muitos golpes e enquanto isso fazer algo útil como se boostar, passar
stats etc.Vou dar um exemplo de wall tanto de defesa como de special
defesa.
Miltank@Leftovers
Curse
Return
Earthquake
Milk
Drink
Essa miltank é muito ownante o/, com seu alto hp, defesa
boa e sp.defesa razoável, ela consegue usar bastante curse e, com sua
ability Scrappy, ela consegue acertar pokés fantasmas com return.O milk
drink recupera bem o hp, e com bastante curse é bem ruim de matar.
Blissey@Leftovers
Aromatherapy
Softboiled
Toxic/Counter
Sesmic
Toss
Com seu hp ao extremo, sua special defesa chegando a 405,
consegue segurar muita coisa, praticamente tudo, apesar de ter def’s
baixas seu hp compensa.Ela ainda pode tirar os stats negativos do time
com Aromatherapy e usar toxic nos inimigos, o que a torna uma arma
poderosa, além de se curar muito com softboiled.Pokémons tanks são muito
necessários, recomendo no mínimo um por time.
4-Itens:Não saia tacando qualquer item
em seus pokés, escolha bem, em R/S/E não tínhamos muitas opções, mas em
D/P tem muitos que proporcionam uma grande quantidade de opções pra
cada poké.Aqui temos a lista de todos os itens, cada um com sua função
para você escolher o melhor para seu pokémon, e darei algumas
recomendações de quais circunstâncias usá-los.
PS.:Não colocarei
todos os itens, e sim os mais necessários
-Bright Powder-Aumenta a
esquiva do pokémon-Perfeita opção para pokés que usam Double Team, ou
até mesmo os de Substitute + Baton Pass, porque tendo chance de errar, o
inimigo pode fazer um erro com 100% de chance de acerto.
-Choice Band-Faz o ataque do
pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Perfeito para
pokémons full sweepers de ataque, porque aumenta MUITO o ataque do
pokémon, o que causa um bom estrago.
-Choice Scarf-Faz o speed do
pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Como Choice
Band, apenas permitindo a utilização de apenas um golpe, é bom para
pokés lerdos que possuem um ataque bom, ou até pokés lerdos com special
ataque, e que tem uma grande variável de ataques.
-Choice Specs-Faz o special
ataque do pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Como
os outros, tem o mesmo efeito, só que serve para pokés de special
ataque.
-Damp Rock-Prolonga
o tempo de duração de Rain Dance-Bom para times que, basicamente usam
rain dance como seu principal ataque, para ajudar os outros pokés do
time.
-Expert Belt-Todo
golpe Super Effective é multiplicado por 1.2 vezes-Perfeito para pokés
que tem uma grande variável de ataques, como uma starmie por exemplo que
pode Surf, Thunder Bolt, Psychic e Ice Beam.
-Flame Orb-Deixa o usuário
burn-OMGV, pra que deixar meu pokémon burn?Bom, existem muitos pokés que
tem a ability guts, como ursaring.Essa ability aumenta MUITO o ataque,
que deixa o pokémon furuiso xD.
-Focus
Band-Tem chance de, quando um golpe for matar deixar o pokémon
com 1 de hp-Bom, não conte com isso, nem sempre funciona.Mas é bom para
se você desejar sorte o/.
-Focus
Sash-Deixa o pokémon com 1 de hp SEMPRE se o golpe matar direto e
pokémon estiver com TODO seu hp-Para, principalmente, pokés que usam
stats boosters, como Garchomp com sword dance, usa, fica com 1 de hp e
sai limpando.Bem útil.
-Grip
Claw-Prolonga os turnos de ataques de armadilha, como fire spin,
whrilpool etc-Útil para esses ataques, que como mean look não deixam que
o inimigo fujam, mas dura mais tempo.
-Heat Rock-Prolonga os turnos de Sun Day-Como a Damp Rock,
totalmente útil para times que consistem em usar sun day como seu
principal ataque.
-Icy Rock-Prolonga
os turnos de Hail-Como as outras duas pedras, útil para times que
consistem em seu ataque principal o Hail.
-Iron Ball-Tira o speed de quem o
segura, e se esse pokémon que estiver com ele for voador ou tiver a
ability levitate, ele fica vulnerável a ataques terrestres-Omg, ta doido
que vou usar isso?Nah, pensou em trick?Creio que não, imagine, usar um
trick e depois um Grass Knot(Quanto mais pesado for o pokémon, mais
tira), faz um estrago só, além de tirar a imunidade contra ground dos
pokés voadores ou com levitate.E pokes com o ataque Gyro Ball tambem
ficam bons com esse item.
-King’s
Rock-Quando atacar, tem chances de deixar o oponente
flinch-Aumenta bem a chance de causar flinch, e com golpes como
waterfall, bite etc já tem chances, é bem útil.
-Lagging Tail-O usuário sempre ataca
por último-Perfeito para ataques como avalanche, que dobram o dano após
receber algum ataque na mesma rodada.
-Leftovers-Recupera 1/16 do hp todo turno-Muito útil para
pokés com grande quantidade de hp, ou que usam substitute para recuperar
o hp depois, entre muitas outras funções.
-Life Orb-Auementa o dano dos ataques
do pokémon em vezes 1.3, só que tira 10% do hp todo turno-Bom, esse
boost pode fazer a diferença, apesar de seus 10% também.Perfeito para
sweepers.
-Muscle Band-Aumenta
o ataque do pokémon em vezes 1.1-Para os que não querem apenas usar um
ataque, ou não querem tomar 10%, muscle band é um item que cobre essas
duas coisas, apesar de aumentar menos.
-Quick Claw-De vez em quando o pokémon que está equipado
ataca primeiro-Perfeito para pokés lerdos, apesar de ser sorte, pode ser
uma grande surpresa.
-Razor
Claw-Chance de dar critical-hit quando ataca-Bom para pokés que
tem move’s como Nigh Slash que tem chances de dar critical.
-Razor Fang-Como King’s Rock, tem
chance de deixar Flinch-O mesmo que King’s Rock.
-Scope Lens-Como Razor Claw, chances
de dar critical-O mesmo que Razor Claw.
-Shell Bell-O usuário recupera 1/8 do hp quando acerta
dano no inimigo-Útil, mas não tanto como leftovers em minha op´nião.
-Smooth Rock-Como as outras pedras,
prolonga o turno de Sanstorm-Para times que tem como seu ataque
principal o Sandstorm.
-Toxic
Orb-Como a Fire Orb, deixa o usuário com o stat Poison-Para guts
também, ou bem usada com trick também.
-White Herb-Cura qualquer diminuição de stats-Muito útil
para pokés que usam Overheat, Draco Meteor etc, já que logo depois do
uso o poké volta com seu stat para o normal.
-Wide Lens-Aumenta o Accuary dos
golpes-Muito bom para usar em pokés que usam hypnosis, hydro pump etc,
ou até mesmo one-hit-ko’s.
-Wise
Glasses-Aumenta em 1.1 o special ataque do pokémon-Como Muscle
Band, se você não quer as coisas ruins de Life Orb ou Choice Specs,
contente-se com esse item xD.
-Zoom
Lens-Aumenta o Accuary do pokémon se ele tiver tomado dano no
mesmo turno, um pouco mais que Wide Lens-Maldito Crawdaunt da BT, lerdo,
e acerta todos os guillotines...Ele está equipado com isso, esse item
serve basicamente pra esses pokés mais lerdos que usam esses ataques.
5-Berrys-Existem muitos novos tipos
de berrys nesse úteis, como as berrys que diminuem o dano de tipos de
ataque, que são muito úteis para um dragonite por exemplo sobreviver a
um ice beam.Além das de antigamente, como Salac berry que aumentam o
Speed do pokémon quando ele está com pouco hp etc.
6-Tipos de Batlhas-6x6, 3x3, Double Battles:
Esses
são os mais comuns tipos de batalha, explicarei como melhorar em cada
um deles:
6.1-6x6 Battles-
É
o tipo de batalha mais demorado, em que você tem que usar os tipos de
pokés que citei acima, porque provavelmente os inimigos usarão.Não tem
mistério, são batalhas demoradas, em que você tem um grande leque de
opções para escolher.O mais importante nesse tipo de batalha é montar
uma estratégia que cada poké do time possa auxiliar o outro, porque se
vier um pokémon que seja bom contra metade do time, você provavelmente
perderá todos, ou se não, metade, e a batlha estará perdida.
6.2-3x3 Battles-Batalhas rápidas, que
normalmente a pessoa não tem pokés Baton Passers por demorarem alguns
turnos, e sim, Sweeper’s e Wall’s.Normalmente é bom levar um sweeper de
ataque, um sweeper de special ataque e um “Tira buffs” wall, como
weezing.
6.3-Double Battles:
Em
double battles é sempre bom levar um pokémon com a ability Damp, que
enquanto o pokémon com essa ability estiver em campo, o inimigo não
poderá usar Selfdestruct ou Explosion.É sempre bom também levar pokés
com protect, earthquake, explosion etc.Existem golpes que são muito
úteis, como Skill Swap, que você troca sua skill com a do seu oponente
ou sua dupla.Ela serve pra pokés como o Slaking, uma blissey trocar com
ele de Skill.Imaginem um slaking sem o Loafing Around dele, o estrago
que ia fazer.E os golpes Trick e Guard Swap são muito úteis.Imaginem um
Alakazam com uma shuckle, ele usa um guard swap nela e ganha sua defesa e
special defesa.Alakazam com 370 de speed, 360 de special ataque, 500 de
defesa e special defesa o////////.Ou até mesmo usar um Sword Dance e
logo depois passar um Choice Band pro pokémon, ele poderá depois do
sword dance usar outro ataque.Outro tipo de luta que você tem MUITAS
opções para fazer.
7-Conclusão:
Após
todo esse imenso guia(Pelo menos 8 páginas de Word xDD), concluímos que
o segredo para se montar um time não é usar só pokés fortes, e sim usar
estratégias boas, surpreender os inimigos com o mais improvável,
pesquisar muito todos os pokémons para ver qual se encaixa melhor no seu
time, mas não só por seus stats, e sim por sua ability, ataques e
muitas outras coisas.
.[PMT].AKIRA- Designer
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Re: Tutorial - Criando um bom Time
krai, bom post
Ramon- Já vê em código.
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